Evento será realizado no edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, nos dias 18 e 19 de agosto.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará, nos dias 18 e 19 de agosto, seminário internacional para debater e avaliar a atuação e as competências da Justiça do Trabalho. O objetivo do evento é aprofundar as discussões referentes aos avanços e retrocessos quanto às responsabilidades da Corte Trabalhista ao longo dos últimos anos. Os debates contarão com magistrados do Brasil e do exterior, além de juristas e docentes da área do Direito.
“Discutir as competências da Justiça do Trabalho e fazer uma profunda análise do papel desse ramo especializado do Judiciário se faz necessário para valorizarmos essa instituição que atua no equilíbrio entre capital e trabalho. Somos o Tribunal da Justiça Social e, para que esse lema, que tanto nos orgulha, siga presente no dia a dia da sociedade, seguiremos promovendo o debate de alto nível e as possibilidades para ampliarmos nossa presença ao lado do jurisdicionado”, relata o ministro Emmanoel Pereira, presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Entre os conferencistas, estará a magistrada Rosa María Virolés Piñol, integrante da Suprema Corte espanhola, que virá ao Brasil a convite do TST para participar do evento. Também integram a programação os ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal ministros Nelson Jobim e Marco Aurélio Mello, além do ministro Luís Roberto Barroso. Do Superior Tribunal de Justiça, está confirmada a presença do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi.
A abertura e o encerramento do evento caberão ao presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira.
Inscrições
O Seminário Internacional “A Competência da Justiça do Trabalho” será realizado no Auditório Ministro Mozart Victor Russomano, no 5º andar do Bloco B do edifício-sede do TST, em Brasília.
As inscrições para participação presencial poderão ser realizadas no site do TST e serão abertas nos próximos dias.
(Secom)