Após Hurb cancelar viagens, consumidores reclamam nas redes sociais

Advogada explica quais são os direitos do consumidor que se sentir lesado.

Muitos consumidores com viagens programadas pela Hurb viram seus sonhos irem por água abaixo nos últimos dias. Segundo a IstoÉ Dinheiro, que revelou o caso, a empresa vendeu pacotes com preços muito atrativos e agora está tendo dificuldade de cumprir as ofertas, o que gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor. A seguir, entenda como funciona este tipo de viagem e o que o consumidor que se sentir lesado pode fazer para solucionar o problema.

O que é e como funciona a Hurb?

A Hurb, antigamente conhecida como Hotel Urbano, é uma agência de turismo virtual, cujo um dos carros-chefes é a venda de pacotes de viagens flexíveis com preços muito atrativos. A título de exemplo, a empresa oferece um pacote para Tóquio, no Japão, de 7 ou 10 diárias, incluindo hospedagem e passagem aérea, por valores a partir de R$ 3.849 – ou seja, muito abaixo da média do mercado.

O cliente que compra o pacote flexível sugere três possibilidades de datas. A Hurb, então, passa a buscar opções de tarifas promocionais dentro dessas datas, ou em dias próximos, e envia para o comprador o voo e o hotel disponível. Com a aprovação do consumidor, a viagem é confirmada e o voucher é emitido.

Onde está o problema?

De acordo com a IstoÉ, o grande problema que tem gerado reclamações nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor é que a Hurb vendeu muito mais pacotes do que o esperado e agora, com a retomada do turismo e alta nos preços das passagens, não está dando conta de cumprir as ofertas.

Diversos compradores estão recebendo e-mails da empresa para adiar as datas para ano que vem, deixar os créditos em aberto ou pedir reembolso da viagem.

No Reclame Aqui, por exemplo, a Hurb recebeu 22,2 mil reclamações nos últimos seis meses, número muito acima das 27,7 mil em todo o ano de 2021. No Procon, o crescimento estimado foi de 75%.

Para sanar as dúvidas dos consumidores, Migalhas conversou com a advogada Fernanda Mainieri (Fernanda Mainieri Sociedade Individual de Advocacia).

Vale a lei 14.046/20?

Ao ser questionada se a empresa poderia se embasar na lei 14.046/20, que dispõe sobre o adiamento e o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e de cultura em razão da pandemia, a advogada respondeu que, na sua avaliação, isso não é possível.

“Nesse caso específico, a Hurb deixa claro, via e-mail que ela vem enviando para os consumidores, que seriam casos de cancelamento em decorrência de fatores econômicos e não em decorrência da pandemia.”

Tive a viagem cancelada. O que devo fazer?

Conforme explicou Fernanda, o consumidor que se sentir lesado pela Hurb precisa, antes de mais nada, entrar em contato com a empresa. Em seguida, é necessário formalizar uma reclamação no site consumidor.gov.br – plataforma do Procon em escala nacional – para tentar uma solução amigável. Se nenhuma das alternativas anteriores surtir efeito, é o caso de procurar um advogado e ajuizar um processo judicial.

Outra dica da profissional consiste em sempre que o contato for feito por telefone, anotar número de protocolo, nome de quem o atendeu, data e horário como provas de que a ligação de fato ocorreu.

Código de Defesa do Consumidor

Caso seja necessário levar o problema à Justiça, a especialista conta, no vídeo abaixo, quais artigos do CDC – Código de Defesa do Consumidor poderiam ser invocados:

 

Link: https://www.migalhas.com.br/quentes/372256/apos-hurb-cancelar-viagens-consumidores-reclamam-nas-redes-sociais

Petrarca Advogados