A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta quinta-feira (29/8), em Brasília, o Dia da Integridade Empresarial, evento que contou com o apoio da ApexBrasil. O encontro, realizado no Auditório da ApexBrasil, foi dedicado a promover práticas de integridade no setor privado e a discutir os desafios e oportunidades relacionados aos acordos de leniência.
A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da CGU Vinícius Marques de Carvalho; o adjunto do Advogado-Geral da União, Flávio Roman; o Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes; o Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro; e a Gerente de Integridade e Compliance da ApexBrasil, Daisy Barretta.
O ministro Vinícius Marques de Carvalho, destacou a importância do seminário como um marco na prestação de contas da Secretaria de Integridade Privada. “Esse seminário tem uma relevância muito grande para nós, pois apresentamos uma série de iniciativas e entregas que a Secretaria de Integridade Privada fez ao longo do ano passado e pretende fazer no próximo ano. É um espaço de prestação de contas do trabalho da CGU à sociedade brasileira, reforçando o nosso compromisso com o controle social e a integridade”, afirmou o ministro.
Durante o evento, a CGU lançou um painel online que permitirá acompanhar, em tempo real, a adesão das empresas ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, que já conta com 105 participantes. O Pacto tem como objetivo sensibilizar as empresas sobre a importância da integridade e facilitar a adoção de medidas de compliance.
Carvalho ressaltou a relevância dos avanços recentes na agenda de integridade, destacando a regulamentação da portaria de termo de compromisso, que busca modernizar as negociações dentro da CGU, alinhando-as às melhores práticas internacionais. Ele também enfatizou a importância do painel do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e o lançamento de novos guias de diretrizes para empresas privadas.
Marcelo Pontes, Secretário de Integridade Privada da CGU, apresentou os resultados e projetos da secretaria, destacando o compromisso da CGU em promover práticas empresariais éticas e transparentes. “Nosso objetivo é construir uma equação de incentivos que mostre ao setor empresarial que vale a pena ser íntegro”, afirmou Pontes. Ele também enfatizou a importância da responsabilização e do estímulo à integridade, ressaltando que “os acordos de leniência são instrumentos para promover uma cultura de integridade no setor empresarial”, frisou.
LINK: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2024/08/cgu-lanca-painel-online-para-monitorar-adesao-ao-pacto-brasil-pela-integridade-empresarial